terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Análise índice PSI-20 para o ano de 2013

Boas.
Espero que tenham todos tido um excelente fim de ano e que as vossas entradas tenham todas sido com o pé direito. Espero também que tenham todos um óptimo 2013 e que os trades que possam fazer vos tragam mais que lucro, satisfação e sabedoria.

Aproveito este fim de ano para fazer uma prespectiva para o novo ano, fazendo uma análise mensal ao índice e às acções que o compõem, a análise tem em vista os sinais existentes no gráfico que possam ou não permitir visualizar o curto / médio prazo.

O que se vê na maioria das acções é que desde Agosto de 2012, encetaram numa subida com que fecharam o ano, tendo com essa subida dado ao PSI-20 uma subida de 3% conforme as noticias que têm vindo a público nos jornais. Mas foi este ímpeto que começou em Agosto que deu este "doce" no final do ano, preespectivando na minha opinião ( ao contrário do que vai, ao que parece, acontecer na econonia ) um início de 2013 com mais sorrisos do que desgostos para os traders.

Podem ver na imagem em baixo ( e no vídeo ) uma quebra da linha de tendência descendente que vem sendo formada desde  Julho de 2007, ou seja imediatamente antes da "crise". Esta quebra é um sinal na minha opinião muito positivo, se aliado à quebra em alta da média móvel de 12 meses e a uma reação em alta à linha de suporte horizontal nos 5120, temos o combustível que irá alimentar o curto prazo ( e quem sabe o médio ) da bolsa Portuguesa.

Este movimento que antecipo, terá como objectivo os 6640 pontos, com umas paragens para respirar pelo meio, quem sabe na média móvel de 26 meses nos 6119 pontos. Estamos a falar de 1000 pontos, mais ou menos os mesmos mil pontos que desde Agosto até ao final deste ano que passou o índice subiu.

Deixo a imagem que suporta a análise que faço atrás, bem como o vídeo e algumas considerações depois de ambos.




Na minha opinião é bom que os mercados de ações subam, é bom porque significa que a economia por trás destes mercados estão a mexer. É bom que se fale de OPA's, fusões e outras acções no mercado ( desde que claras e sem mãos estranhas ), porque estas subidas e estes movimentos vêm nos livros com o preâmbulo da subida da economia real e que no fim da linha é o que todos nós queremos, para que o garrote que nos têm imposto, e que em 2013 é de novo apertado, possa enfim ser ligeiramente alargado, mas nunca solto, esse tempo não voltará tão depressa.

Nos próximos posts tentarei destacar algumas acções para 2013, que penso que serão as que mais segurança na tempestade podem dar, mas nunca serão recomendações de compra, porque cada um terá de decidir pela sua cabeça e risco.

Obrigado pela atenção e um excelente 2013.

NOTA: como de costume, agradeço que partilhem esta análise pelos vossos conhecidos, porque poderá ser útil também a eles.

Sem comentários:

Enviar um comentário