segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Análise índice PSi-20 de 14 de Setembro de 2012

Boa noite.

Hoje faço uma apresentação do índice em três diferentes ranges de tempo, diário, semanal e mensal. Espero que com esta análise fiquemos com uma imagem clara do que se poderá vir a passar nos próximos dias e semanas, numa análise técnica, com passagens pelos fundamentais da economia e politica que terão com certeza impacto no índice das acções Portuguesas.

PSI-20 - Gráfico diário

O PSI-20 fecha esta sexta-feira nos 5442 pontos, tendo dois suportes horizontais claramente identificados ( nos 5115 e no 5300 pontos ). Podemos ver que além dos dos suportes indicados atrás, existe uma linha de tendência ascendente com origem a 26 de Julho de 2012, que para já se mantém válida e servirá como guia para possíveis inversões no sentimento do índice. Agora o mesmo sentimento está entregue aos Toiros, que têm vindo ao logo dos dias a esticar, cada vez mais, os indicadores já de si bastante tensos, pelo que poderemos ( também alimentados, pela "crise" politica, gerada pelo Governo, relativo à TSU ), ter uma correcção no curto prazo para aliviar o RSI e o Estocástico, ambos em terrenos overbought. Pelo que fará todo o sentido o PSI-20 aliviar para dar descantso a estes últimos.



PSI-20 - Gráfico semanal

Foi quebrada Média Móvel de 52 dias( linha Rosa ), o que inicia que o movimento nas últimas semanas tem sido forte. A resistência próxima encontra-se nos 5740, com vários toques, o primeiro dos quais a 27 de Outubro de 2008. Este ponto levará no médio e longo prazo a uma definição clara do sentimento, porque será ele o propulsor ou o travão da reacção que vem sendo criada deste fins de Julho.


PSI-20 - Gráfico Mensal


Como podem ver, há um sinal bastante positivo no índice com a quebra da Média móvel de 12 dias que já vinha limitando o negócio da bolsa desde fim de Março. No entanto ao que parece, poderemos estar num período interessante de subidas, visto que também temos o sinal de compra no estocástico o que corrobora o sinal de que poderemos estar a "activar" um novo bull market no curto e médio prazo


Resumindo.

Resistência nos 6600 pontos e suportes nos 5315 pontos e 5100. Estes gráficos são na essência uma visão bastante abrangente do ponto-de-situação actual do índice PSI-20. Devemos ter em atenção muito claramente as resistências e suportes descobertos e indicados no inicio deste parágrafo. e agir sobre eles, visto serem sinais do movimento de médio prazo que se pode estar a inverter.



Sem comentários:

Enviar um comentário