segunda-feira, 4 de junho de 2012

Análise Técnica PSI-20 04 de Junho de 2012

Boa tarde.

Hoje o PSI-20 teve um dia de recuperação ligeira em relação às quedas da semana anterior, não tendo no entanto dado um sinal claro de inversão de tendência, apenas acentuando a divergência que existe entre o preço da acção e o volume de acções negociadas, o que poderá ser um primeiro sinal.

Com o fecho de hoje o PSI-20 recupera para os 4471 pontos, ficando ainda longe da zona, entre os 4590 e 4765 pontos, que caso seja ultrapassado com volume, indicará uma reversão do sentimento de curto prazo, deixando intocáveis os sentimentos de médio e longo prazo, que continuam "bearish". Para haver uma reversão deste sentimento é preciso que aconteça a quebra da zona entre os 5109 pontos e os 5327 para o médio e por fim a LTD nos 5630 pontos ( depende de onde e como lá chega ).

A Banca hoje esteve em destaque, com as noticias da entrada do estado com a compra de obrigações de conversão contingente ( chamadas de "coco bonds" ), no caso do BPI surtiu numa subida de cerca de 6%, porque o estado não vai ficar com nenhuma acção e os principais accionistas, Isabel do Santos e La Caixa, já se comprometeram a acompanhar o aumento de Capital. 
No caso do BCP é oposto, porque o aumento de capital de 500M€ que o BCP espera fazer, vai levar a que se houver capital que não seja adquirido por privados ( e os accionistas do BCP estarão fragilizados das guerras internas e da falta de capital ), o seja pelo estado a um valor de 0,04 ( ou seja a um valor cerca de 60% abaixo do valor de fecho de hoje ), passando o número de acções do banco de 7 mil Milhões para 19 mil Milhões, havendo claro está uma diluição bastante grande do valor, daí a disparidade.
No caso do BES, com o aumento de capital feito e ter o capital que precisa, encontra-se numa situação previlegiada, apesar das quedas recentes, podendo agora beneficiar do sentimento positivo de não ter o estado como accionista.

A EDP dá um sinal de compra no MACD confirmando o sinal dado pelo estocástico, no entanto é preciso ter bastante cuidado com entradas longas, visto que estaremos a ir contra a tendência na acção, pelo que devemos ter os stops bem delineados e nunca fugir do plano do trade, que for definido à cabeça.

Deixo a análise em vídeo para vossa visualização.



Obrigado pela atenção e agradeço os vossos comentários.

4 comentários:

  1. MUITO OBRIGADO.
    DEVIA HAVER MAIS PESSOAS A FAZER ESTE TIPO DE COISAS, E PARTILHAR CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS.
    NÃO SE PERDE NADA EM PARTILHAR.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vou agradecendo o apoio, espero poder continuar a fazer, se não for todos os dias, espero conseguir fazer com uma frequência alta.

      Eliminar
  2. Obrigado pelo seu comentário. Chama a atenção que faltou a Semapa.

    ResponderEliminar