terça-feira, 1 de novembro de 2011

Mais um dia negro

O dia incia com a queda total de todos os indíces bolsistas. Os gregos decidiram desligar o suporte de vida do próprio país, limitando todos os mercados mundiais com a decisão de garantir o referendo para a aprovação do próximo pedido de ajuda.
Mais do que tudo penso que a democracia, como sistema, vai estar em cheque. O povo vai votar revoltado com o sistema e o meu receio é que vão confundir o voto no referendo pelo voto contra o Governo do Papandreu. Se isso acontecer os próximos passos, o que são? Mais miséria? A Grécia entra em guerra civil, sai do Euro e aproxima-se dos Turcos e pior da china, abraçando outros ideais, renunciando a tudo a que o povo Europeu está habituado e tem estado habituado nos últimos anos? O povo vai vencer a batalha, o país vai perder a guerra.
Com isto Portugal, com todos os esforços feitos, os cortes a direito e a perda dos tão odiados direitos adquiridos, vê reduzidos a escombros todos os esforços feitos até agora, somos completamente impotentes para fazer frente a esta crise que vem desde 2008, já passaram 3 anos e não há nenhuma luz ao fundo do túnel. Os pais da democracia, vão acabar com o Euro e Portugal uma gota no oceano do problema que é a crise da Divida soberana, vai ser asfixiado por todos os lados.
Tenho amigos a sair do país, a não aguentarem estar cá mais nenhuma semana, tenho companheiros de vida que não têm solução, não vislumbram saída. A única porta que têm aberta é a emigração para África, Holanda, Noruega, Inglaterra até Brazil. A única coisa que sabem é que não querem estar mais cá em Portugal, o país chegou ao fim dizem, não nos oferece mais nada, não temos trabalho, o trabalho que arranjamos não é pago, porque os "empresários" protelam o pagamento ou aplicam o calote, já vendemos o carro, já vendemos a espinha e não nos deram muito por ele, por já estar partida.
O que vai ser da minha geração? 30 e poucos anos, super formados, currículos extensos, aborrecidos de ler, com tanto mestrado e pós-graduação em àreas diversas e quando se entrega o mesmo para trabalhar, ou temos currículo a mais, afinal vender roupa não requer tanto saber, ou o currículo é ainda assim insuficiente e querem pagar 700€ para fazermos tudo aquilo e mais um bom bocado, tendo claro está 5 anos de experiência na àrea.
O fim da linha está já aí, a saída para isto não é clara, os líderes Europeus tremem como varas verdes, a Alemanha e a França foram completamente ultrapssados pelos acontecimentos e não conseguem fazer nada, nem aplacar o eleitorado interno nem colamatar os mercados externos e a crise que nunca acaba. Merkozy, como agora se diz por aí são dois pinos, que nada conseguem fazer perante a hecatombe.
Cada novo dia, mais noticias e desgraças. Mais vale desligar a televisão, o rádio a internet e isolarmo-nos do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário