domingo, 27 de dezembro de 2009

Receita para 2010: Poupar a pensar no futuro

Boas.

Pois é amigos, acabou-se ou melhor vamos iniciar algo completamente diferente para a geração a que pertenço e às gerações anteriores que nunca tiveram dificuldades. É verdade que não chega ao extremo dos meus pais e avós, onde havia fome ( apesar de já haver quem a sinta hoje em dia, mesmo tendo trabalho ), mas na verdade ainda temos um nível de vida superior ao que tínhamos à algumas décadas.

Assim para o novo ano, fica aqui a receita, que aplicada poderá dar-vos a mais valia de um futuro mais risonho e com reservas para uma doença, reforma, desemprego temporário, etc.

Chama-se o método judeu ( vi no fórum do jornal de negócios )

"Bolo Total" - 100%

1 - Retirar à cabeça 10% para poupança (pague-se a si primeiro)
2 - Dos restante 90%: contas fixas
3 - Do que sobrar (do ponto 2) dividir pelos dias do mês e apenas sair de casa com o valor correspondente para cada dia.
3.1 - Caso não seja gasto o valor diário colocar num mealheiro.
3.2 - Em caso de querer adquirir algo em que o seu valor seja superior ao estipulado diariamente, poupar diariamente até atingir o valor necessário.


Eu pratico uma variante ( retiro 30% à cabeça, metade para poupança pura e dura, isto é sem risco, outra metade para reforço do capital disponível para a bolsa ), mas depende das despesas que já têm, a casa come muito dinheiro e se calhar chega a altura de ter uma casa mais em conta com a sua capacidade de a pagar.

Se for disciplidado, refrear o seu consumo e pagar a pronto o que compra, verá que terá mais dinheiro, eu tive uma educação baseada na poupança e na dívida só em último caso ( a casa ), pelo que não me custa aceitar este método.

Sente-se com a sua familia ( esposa(o), filhos que já compreendam ), e faça contas às despesas e aos rendimentos, optimize os seus gastos e principalmente deixe-se de merdas.....

As férias são para ser gozadas, se não for no estrangeiro é no alentejo se não der no alentejo é em carcavelos, não hipoteque o seu futuro e o das suas crianças. Se anda o ano inteiro a pagar as férias do verão então você é imbecil.

Como costumam dizer por aí:

Não há dinheiro, não há palhaço....

Boas entradas e espero que 2010 seja realmente um novo ano, com uma nova atitude relativamente ao dinheiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário